IR – Como Declarar Rendimentos Isentos e Não Tributáveis

Declarar o IRPF 2022 é uma obrigação de muitas pessoas todos os anos. Porém essa é uma tarefa que gera algumas perguntas e dúvidas ao declarar o imposto de renda, apesar de todas as informações que podem ser encontradas na internet. Uma das principais dúvidas é como declarar os rendimentos isentos e não tributáveis no…

Published by Rio in26 de novembro de 2021

Declarar o IRPF 2022 é uma obrigação de muitas pessoas todos os anos. Porém essa é uma tarefa que gera algumas perguntas e dúvidas ao declarar o imposto de renda, apesar de todas as informações que podem ser encontradas na internet.

Uma das principais dúvidas é como declarar os rendimentos isentos e não tributáveis no IR. Para sanar todas as suas dúvidas, montamos um guia prático para não haver mais problema com essa questão.

Existem muitos casos de valores que são isentos de tributação. O caso mais comum são os valores recebidos no Fundo de Garantia, FGTS, que são quantias isentas de qualquer tipo de tributação, independente do valor. Outra situação que pode acontecer a muitas pessoas é em relação às indenizações.

Em caso de indenizações de seguro, a pessoa está isenta e não precisa fazer a declaração desse valor, porém a legislação pode mudar dependendo do caso. Por isso, é recomendado procurar um oficial de justiça, contador ou especialista para saber o que precisa ser declarado.

O indicado é que, ao vencer uma ação judicial, as dúvidas sejam tiradas com um advogado no ato da sentença, evitando assim problemas e correria na hora da declaração do IR.

Bolsa de estudos, lucros em venda de imóveis, parcelas isentas autorizadas pela justiça, em atividade rural, aposentadoria, pensão, rendimento de sócios ou titular em empresa que opta pelo Simples, entre outros itens, estão isentos da tarefa de declaração.

Todos esses casos devem estar discriminados no ato da declaração. O prazo para declarar o IR está perto do fim e acaba no dia 30 de abril.

Caso a declaração não seja feita, o cidadão fica impedido de uma série de ações, até que sua situação seja regularizada. Acesse o site da Receita Federal para realizar a declaração e tirar dúvidas.