Prazo para Sacar PIS: Datas de Liberação ATUALIZADAS

Existe um prazo para sacar PIS criado pela Caixa Econômica Federal, a fim de organizar a ordem de pagamentos. Caso o trabalhador não cumpra com o prazo para sacar PIS, ele perde o benefício daquele ano. Pois, a quantia não é acumulativa e se renova a cada calendário. O que é o PIS? O Programa de…

Published by Rio in10 de setembro de 2023

Existe um prazo para sacar PIS criado pela Caixa Econômica Federal, a fim de organizar a ordem de pagamentos. Caso o trabalhador não cumpra com o prazo para sacar PIS, ele perde o benefício daquele ano. Pois, a quantia não é acumulativa e se renova a cada calendário.

O que é o PIS?

Programa de Integração Social (PIS) é um benefício garantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e pago pela rede da Caixa. A ideia é gratificar os trabalhadores da iniciativa privada com um auxílio salarial.

Priorizando aqueles que recebem até 2 salários mínimos por mês, e podem encontrar dificuldades em custear suas despesas familiares. O valor depende de quantos meses o funcionário atuou com carteira assinada durante o ano base.

imagem_noticia_5-1-9715207

O PIS acaba valendo como um décimo quarto salário aos trabalhadores, proporcionando uma renda extra de acordo com o mês organizado no cronograma. O abono é pago uma vez por ano.

Vale dizer que esse pagamento é diferente das cotas do fundo PIS, destinada aos trabalhadores que atuaram no mercado entre os anos de 1971 e 1988. O programa de hoje possui outras regras de concessão.

Quem pode sacar o PIS?

Como foi orientado, existe uma parcela de funcionários da rede privada que têm direito ao programa. Preenchendo a uma série de requisitos para que possam todos os anos retirar o valor do abono salarial e definir quem tem direito ao PIS.

De acordo com a legislação que estabeleceu o benefício, quem pode sacar o PIS são:

  • Pessoas que recebem até 2 salários mínimos mensais;
  • Trabalhadores da rede privada;
  • Quem atuou no ano base por no mínimo 30 dias;
  • Quem possui registro na Carteira de Trabalho há pelo menos 5 anos;
  • Inscritos na declaração de RAIS feita pela empresa.

O ano base mencionado entre os requisitos, representa o ano anterior ao de início do calendário. Para o cronograma que começou em 2019 e vai até, são considerados os trabalhadores atuantes em 2018.

Quanto a declaração de RAIS, esse é um documento de responsabilidade da empresa que inclui os dados de todos aqueles que recebem a média de até 2 salários mínimos. Enviando para o banco de informações do Governo Federal.

Prazo para sacar PIS

Todos os anos o benefício é atualizado, podendo incluir ou excluir trabalhadores, dependendo do seu período de atuação no mercado. É necessário seguir o prazo para sacar PIS a fim de receber o abono daquele ano.

A quantia não é acumulativa e se expira caso não seja sacada até o último mês do calendário. A Caixa organiza a ordem de pagamentos com base no mês de nascimento do trabalhador.

  • Nascidos em Julho: 25/07/2021
  • Nascidos em Agosto: 15/08/2021
  • Nascidos em Setembro: 19/09/2021
  • Nascidos em Outubro: 17/10/2021
  • Nascidos em Novembro: 14/11/2021
  • Nascidos em Dezembro: 12/12/2021
  • Nascidos em Janeiro e Fevereiro: 16/01/2022
  • Nascidos em Março e Abril: 13/02/2022
  • Nascidos em Maio e Junho: 19/03/2022

Todos os anos o início dos depósitos é em julho e o fim em março do ano seguinte. Quando atualizado, esse calendário vai receber outras datas mas permanecerão os meses. Acompanhe também pelo aplicativo Caixa Trabalhador!

Como está no prazo para sacar PIS

Para não perder o prazo de recebimento do PIS, e não deixar de receber o benefício que lhe é de direito. O trabalhador precisa ter orientações sobre como sacar o PIS.

O primeiro passo é comparecer até uma agência da Caixa para emitir o Cartão Cidadão, o documento é próprio para recebimento de benefícios. Outra alternativa e optar pelo crédito direto na conta corrente ou poupança para agenciados da rede.

Conforme o calendário, basta comparecer até os terminais eletrônicos com seu cartão e senha e realizar o saque. Apresentando o documento é possível receber o valor nos guichês de atendimento e casas lotéricas.