• detalhe

Foto: Alexandre Macieira | Riotur


Descobrindo o MAR


O Rio de Janeiro não poderia ter recebido melhor presente de aniversário. Cariocas e turistas já podem colocar na agenda mais uma atração cultural. O Museu de Arte do Rio abre suas portas no dia 5 de março, com quatro exposições simultâneas, em um complexo de 15mil m², em plena Praça Mauá, reunindo um acervo que vai desde Aleijadinho a Tarsila do Amaral.

O MAR chega à Praça Mauá como o primeiro grande equipamento cultural entregue à cidade, dentro do projeto de revitalização da Zona Portuária. O Museu terá o Rio de Janeiro como grande tema. As salas de exposições estão espalhadas por quatro andares do Palacete Dom João VI. De estilo eclético e tombado pelo Patrimônio Histórico, o palacete terá em cada um dos andares um tema diferente. 

O público terá acesso ao palacete pelo prédio anexo, atravessando uma ponte que levará ao último andar, que liga o edifício da Escola do Olhar ao Palacete de Dom João VI. No terceiro andar, está a primeira exposição a ser visitada: "Rio de Imagens: Uma Paisagem em Construção", que reúne aproximadamente 400 peças e mostra a evolução da cidade ao longo de quatro séculos. 

No segundo andar, a exposição "O Colecionador : Arte Brasileira e Internacional na coleção ", apresenta 136 peças da coleção particular do marchand Jean Boghici. De forma lúdica, a mostra vai propor um mosaico da nossa arte e história, no século XX. Entre pinturas e esculturas, O Colecionador reúne obras de Di Cavalcanti, Brecheret, Guignard, Kandinsky, entre outros cerca 70 artistas.

O primeiro andar, a exposição "Vontade Construtiva na Coleção Fadel" possui cerca de 230 peças, a mostra pretende exibir um expressivo e histórico conjunto de obras produzidas por artistas plásticos brasileiros representantes dos movimentos concreto e neoconcreto, desenvolvidas entre as décadas de 1950 e 1960.  A exposição também vai  obras pertencentes ao acervo do  MAR, adquiridas ou doadas recentemente, como o São José de Botas, de Aleijadinho.

No térreo, a última etapa do circuito de exposições termina com a mostra "O Abrigo e o Terreno - Arte de Sociedade no Brasil", que propõe explorar questões como as relações de inclusão e exclusão no contexto urbano, através das obras de Antonio Dias, Antonio Manuel, Bispo do Rosário, Helio Oiticica, Lucia Koch, Lygia Clark, Lygia Pape, Marepe, Raul Mourão, entre outros. 

O complexo inclui oito salas de exposições, em cerca de quatro mil metros quadrados, divididos em quatro andares. O acesso ao Palacete é feito pelo prédio anexo, onde está a Escola do Olhar, sede do programa educativo do MAR. O complexo ainda agrupa uma área do antigo Terminal Rodoviário da Praça Mauá. 

Serviço 

Museu de Arte do Rio - MAR
Terça a domingo, 10h às 17h | Inauguração em 5 de março de 2013
Praça Mauá - Centro | Tel. 2203-1235
Ingressos: R$ 4 (meia) | R$ 8 (inteira) *

* O Museu é gratuito às terças-feiras para o público em geral.

Claudia Silva Jacobs Data de publicação: 06/03/2013
Rio Guia Oficial Rio de Janeiro

Galeria de fotos

Praia de Ipanema e do Leblon - Rio de Janeiro - Brasil - Foto: Fernando Maia | Riotur [+]


praias